Juntos, podemos respeitar e admirar a Amazônia, por seu valor intrínseco, e também como um exemplo vibrante de desenvolvimento sustentável. Que nossa jornada seja transformadora, estabelecendo um legado de respeito e admiração por esta região vital para o planeta
Por Luiz Augusto Barreto Rocha
___________________
Em meio ao clima vital e vibrante da Amazônia, o “1º Fórum de ESG Amazônia – Desenvolvimento Sustentável na Indústria” emerge como um farol de inovação e compromisso com a sustentabilidade. Como presidente do Conselho do CIEAM, considero um privilégio testemunhar e integrar este evento pioneiro, que não apenas discute, mas ativamente molda o futuro do desenvolvimento sustentável em nossa região e além.
A Zona Franca de Manaus, nosso cenário para este encontro significativo, representa mais do que um motor econômico; ela é um símbolo de como o desenvolvimento pode ser ambientalmente sustentável e economicamente viável. Agradecemos imensamente aos nossos parceiros, como a SUFRAMA e a REDE AMAZÔNICA, e um agradecimento especial à Régia Moreira, cuja dedicação tornou este evento uma realidade.
Neste fórum, a união entre especialistas, líderes empresariais e representantes governamentais, junto com membros da sociedade civil, ilustrou o potencial transformador da colaboração. Discutimos não apenas os desafios, mas as oportunidades emergentes para práticas empresariais que respeitem nosso ambiente único e contribuam para o bem-estar das comunidades locais.
Acompanhe pelo You Tube:
Com o foco em temas críticos como a preservação da biodiversidade, governança e economia circular, a melhor forma de promover o tecido social, estabelecemos a base para uma ação significativa. Nosso objetivo é claro: ir além do diálogo para criar um espaço de ação coletiva onde as melhores práticas de sustentabilidade são não apenas compartilhadas, mas implementadas.
A responsabilidade social e ambiental permeou nossas discussões, reafirmando nossa convicção de que o futuro depende da capacidade de agir agora, com determinação e sabedoria. Encorajo a todos a se unirem a nós nesta jornada para construir um futuro mais sustentável, onde nossas ações podem transformar a realidade, promover a diversidade e reduzir desigualdades.
Prestamos, por fim, nossa homenagem a Samuel Benchimol, um visionário que defendeu com paixão a sustentabilidade amazônica, ensinando-nos que o desenvolvimento deve ser holístico: economicamente viável, socialmente justo, politicamente correto e ambientalmente sustentável.
Este fórum é apenas o início. Juntos, podemos respeitar e admirar a Amazônia, por seu valor intrínseco, e também como um exemplo vibrante de desenvolvimento sustentável. Que nossa jornada seja transformadora, estabelecendo um legado de respeito e admiração por esta região vital para o planeta.
Luiz Augusto Barreto Rocha é advogado, CEO das empresas BDS Confecções e Fio de Água, Lavanderias, é presidente do Conselho Superior do CIEAM, conselheiro da Abit e da UEA.